O que é? Por que entrei? Minhas primeiras impressões.
Sou aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e esta é a minha primeira postagem neste ambiente que visa registrar o percurso de aprendizagem que faço no curso. Antes de expor qualquer descoberta ou reflexão, preciso explicar o que é esse curso de mestrado, qual a sua importância para mim e quais foram as minhas primeiras impressões em seu início.
O curso
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) é ofertado em rede nacional por vários Institutos Federais (IF's) e tem como objetivo proporcionar formação qualificada em educação profissional e tecnológica tanto aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), como também ao público em geral, visando a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
Participo do curso ofertado no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Brasília, onde faremos encontros quinzenais às quintas e sextas-feiras, por dois turnos em cada dia. Somos uma turma formada por cerca de 25 alunos de variadas formações acadêmicas e origens sociais, acompanhada por 11 professores doutores com produção na área de Ensino ou Educação. Ao longo do curso, desenvolveremos atividades de pesquisa relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, a fim de criar soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino no âmbito da educação profissional e tecnológica. Ao final do curso, pretendemos ter criado produtos educacionais e materiais técnico-científicos capazes de inovar o ensino e gerar impactos sociais reconhecidamente positivos.
É importante destacar que o Mestrado Profissional difere-se do Mestrado Acadêmico por gerar, obrigatoriamente, o que se chama de produto. Além da produção de conhecimento, o curso exige, para a sua conclusão, a aplicação desse conhecimento na realidade concreta e as análises resultantes desse processo prático-reflexivo. Assim como o Mestrado Acadêmico, o Mestrado Profissional também deve promover a imersão na pesquisa, mas o seu objetivo basilar é formar alguém que saiba refletir, criticar e utilizar a pesquisa para responder de forma prática os problemas reais de sua área de atuação profissional.
No Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) deveremos concretizar práticas educativas voltadas para o ensino no universo da educação profissional e tecnológica, bem como analisar os resultados dessas práticas de forma estruturada, produzindo um relato da experiência feita. Para tanto, seremos conduzidos a ter a pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo. Entendo que o produto a ser criado para o ensino também deva conduzir, pelos mesmos princípios, os estudantes por ele impactados, formando, ao final do processo, trabalhadores-pesquisadores.
Por quê?
Mestre: pessoa reconhecidamente versada em certo assunto, que é proficiente em determinada ciência. Escolher atravessar o percurso de um mestrado significa, para mim, a necessidade de ampliar conhecimentos, crescer profissionalmente, amadurecer pessoalmente e, mais que tudo, representa a vontade de construir algo que possa servir à humanidade. O Mestrado Profissional em Educação Profissional é relevante nesse sentido, pois entendo que Educação e Trabalho encontram sua mais justa forma quando melhoram a vida das pessoas. Como professor, esse mestrado é a exata oportunidade para aprender a ser um profissional melhor e agir com mais eficiência na transformação dos contextos, na ampliação das possibilidades de desenvolvimento e realização das pessoas.
Contudo, o universo da educação profissional e tecnológica é complexo e exige que eu me empenhe e aprofunde sobremaneira para realizar contribuições relevantes, visto que o meu lugar de atuação e pesquisa na área parte do ensino das ciências sociais e humanidades. Encontrar caminhos para a realização de uma educação omnilateral é o grande desafio.
Impressões e Expectativas
A proposta do mestrado me agrada e surpreende nesses primeiros encontros. Percebo-me acompanhado por uma riqueza de professores de diferentes áreas de formação, com percursos e produções encantadoras e interessantes, dispostos à dedicar tudo o que puderem para a nossa formação e produção. A turma de alunos que percorrerá comigo o itinerário formativo do mestrado, parece ser ainda mais plural que o grupo docente e, embora ansiosa por entender e dominar logo tudo o que se refere ao curso, é formada por pessoas abertas ao diálogo e disponíveis ao desenvolvimento coletivo e colaborativo.
Espero francamente que minhas primeiras impressões se confirmem e que esse processo de formação-produção se traduza, por um lado, em pesquisadores e trabalhadores mais capazes e, por outro lado, em produtos educacionais que gerem reais impactos para a sociedade.
Parabéns pelo seu blog. Que o Mestrado seja uma trajetória incrível para tod@s nós e que os nossos produtos contribuam de fato para melhorar a educação brasileira. Sucesso!!