top of page
  • Foto do escritorAndré Hope

Sequência Didática 3

Sequência didática elaborada pelo colega James Figueiredo e apresentada em 30/05



Marcada pela criatividade e autoria do colega, a sequência didática foi muito proveitosa para a minha compreensão de possibilidades de planejamento. Agradou-me, particularmente, a união surpreendente de duas coisas que me interessam bastante: a Gamificação no processo pedagógico e a obra de João Guimarães Rosa. Surpreendente não foi propriamente a união das referidas coisas, mas essa união se estabelecer para o primeiro módulo do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho.


Fiquei impressionado com o resultado do planejamento do colega que, apesar de pouco detalhado em dinâmicas importantes de algumas atividades, havia sido profundamente trabalhado e estruturado, no geral, para a replicação por outros professores. Fiquei com vontade de participar como professor e aluno. Também foi interessante a fixação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, alinhados à BNCC, e a evidência do real trabalho com esses conteúdos ao longo dos cinco encontros previstos na sequência. Contudo, também ficou evidente que o tempo planejado não seria suficiente para o adequado desenvolvimento das atividades propostas.


Foi importante o colega esclarecer quais componentes curriculares atuariam na proposta (Português Instrumental, Informática, Introdução à Segurança do Trabalho, Gestão em Segurança do Trabalho e Desenho Técnico), possibilitando a visualização da integração e o entendimento das atividades. Fiquei interessado, após a sequência de James, em me aprofundar na metodologia que ele propõe: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Quero trazer para a minha prática os sete passos da ABP. Ficou marcada, assim, a utilização da pesquisa como princípio educativo, o que imagino gerar maior engajamento dos alunos e alunas, além de uma aprendizagem mais significativa.

23 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


veruska.macchado
Jul 06, 2019

André, seus diários de aprendizagem resgatam pormenorizadamente as propostas dos mestrandos. A relação que você estabeleceu entre as leituras do curso e as propostas analisadas enriqueceu seus diários e, creio eu, contribuiu muito para o amadurecimento de suas ideias.

Like
bottom of page